Saiba como dormir melhor e desfrutar de noites de descanso profundo

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde e o bem-estar, podendo nos tornar mais empáticos, mais criativos, melhores pais e parceiros, de acordo com Aric Prather, psicólogo da Universidade da Califórnia, São Francisco, que trata insônia e é autor do novo livro "The Sleep Prescription", em entrevista para o The New York Times. 


O sono pode nos ajudar a lidar com o estresse; pode nos tornar competentes, capazes e melhor preparados para enfrentar o dia. No entanto, muitas vezes, nos encontramos rolando na cama, incapazes de adormecer. Inspirados pelo artigo do Times, trouxemos dicas para que você possa dormir melhor.

 

Saiba como dormir melhor e desfrutar de noites de descanso profundo

 

Estabeleça uma rotina de sono consistente

Nosso corpo tem um relógio interno, conhecido como ritmo circadiano, que regula nossos padrões de sono e vigília. Manter uma rotina de sono consistente, indo para a cama e acordando nos mesmos horários todos os dias, ajuda a regular esse ritmo. Tente estabelecer um horário de sono adequado e respeitá-lo, mesmo nos fins de semana.

 

 

Crie um ambiente propício para dormir

Um ambiente adequado para dormir pode fazer maravilhas para a qualidade do sono. Certifique-se de que seu quarto esteja escuro, silencioso e com uma temperatura confortável. Considere o uso de cortinas opacas, protetores auriculares ou até mesmo um umidificador, se necessário. Além disso, um colchão confortável e travesseiros adequados podem contribuir para um sono mais reparador. Já conhece os modelos oferecidos pela Zissou?

 

 

Limite a exposição à luz antes de dormir

A exposição à luz brilhante, especialmente à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, pode interferir nos padrões de sono. Evite usar dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, pelo menos uma hora antes de dormir. Em vez disso, opte por atividades relaxantes, como ler um livro ou tomar um banho morno.

 


Invista na sua cama

Algo importante para se ter em mente é a importância do colchão e do enxoval para o seu sono. Lembre-se que você ficará um bom tempo em cima do colchão, aproximadamente um terço do seu dia. Por isso, entenda suas necessidades de sono de acordo com os itens acima. Gosta de um colchão mais fresco? O Zissou Blue pode te oferecer ainda mais frescor, já que é capaz de gerar um microclima e estar sempre “geladinho”, enquanto itens de enxoval feitos a partir da polpa de bambu, por exemplo, são extremamente frescos, mas capazes de esquentar durante o frio, como um Duvet feito a partir dessa matéria prima.

 

 

Evite cafeína e estimulantes à noite

A cafeína, encontrada no café, chá e refrigerantes, é um estimulante que pode dificultar o sono. Evite o consumo dessas substâncias algumas horas antes de dormir. Além disso, fique atento a outros estimulantes, como o tabaco e o álcool, que também podem interferir na qualidade do sono.

 

 

Pratique exercícios físicos frequentemente

A prática regular de exercícios físicos pode contribuir significativamente para um sono mais tranquilo. No entanto, evite exercitar-se intensamente nas horas próximas ao horário de dormir, pois isso pode deixar o corpo agitado. Tente fazer exercícios pela manhã ou à tarde para garantir que seu corpo tenha tempo para relaxar antes de se deitar.

 

 

Gerencie estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade são frequentemente culpados por noites mal dormidas. Desenvolva técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação, respiração profunda ou escrever em um diário, para acalmar sua mente antes de dormir. Se necessário, procure ajuda profissional para lidar com problemas emocionais que possam estar afetando seu sono.

 

 

Reserve um tempo para relaxar antes de dormir

Antes de se deitar, reserve um tempo para relaxar e preparar seu corpo para o sono. Práticas como ler um livro tranquilo, ouvir música suave ou tomar uma xícara de chá de ervas podem ajudar a induzir um estado de relaxamento. Evite atividades estimulantes ou estressantes nesse período e tente criar uma atmosfera serena para preparar sua mente e corpo para o descanso.

 

 

Ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde física e mental. Ao implementar essas dicas na rotina diária, você estará dando passos importantes em direção a um sono mais tranquilo e restaurador. Lembre-se de que a qualidade do sono é uma parte essencial do autocuidado e invista tempo, dinheiro e esforço para melhorá-la. Com paciência e consistência, você poderá desfrutar de noites repousantes e acordar rejuvenescido e pronto para enfrentar o dia com energia.

 

 

Fonte: https://www.nytimes.com/2022/11/01/well/better-sleep-tips.html