Sono, saúde e longevidade: entenda como viver melhor e com noites mais prazerosas

O sono está diretamente relacionado à saúde. E ambos à performance. Dormir bem e com qualidade significa que há uma maior chance de uma vida saudável, pois uma rotina de sono equilibrado é essencial para quem quer ter mais longevidade, já que o sono afeta nosso dia a dia e exerce fator fundamental no controle de doenças. Para cuidar do seu corpo, é primordial que você entenda o seu sono e como viver com essa necessidade do corpo humano.

 

Sono, saúde e longevidade entenda como viver melhor e com noites mais prazerosas

 

Para o Doutor Jeff Alex, especialista em medicina integrativa e longevidade, o sono não pode e não deve ser negligenciado, pois a falta de um sono de qualidade “Aumenta o ‘risco cardiovascular’, colocando você em maior risco de ter problemas como derrames e infartos. Noites mal dormidas também estão associadas à pressão alta, diabetes e obesidade. Além dos problemas de saúde física, a má qualidade do sono também é um fator que contribui para os problemas de saúde mental, como a depressão, cansaço emocional, falta de concentração e mudanças de humor. Não faz mal repetir e insistir: dormir bem é o segredo da boa saúde e felicidade”.

 

 

Muitas vezes nos perguntamos exatamente o que é dormir bem, já que estamos acostumados “apenas” a dormir. Para um sono de qualidade, devemos optar pelas escolhas corretas de travesseiros e cama, incluindo a base e o colchão, para termos a capacidade de passar pelas fases do sono algumas vezes durante a noite, especialmente pela fase REM. 

 


“A fase não REM é uma fase que a gente chama de ‘sono de ondas lentas’. É o sono profundo, onde a gente tem um período de quiescência importante do nosso organismo, no qual há liberação de vários hormônios importantes como o hormônio do crescimento. É uma fase do sono importante para a recuperação física. O sono R.E.M, por sua vez, é a fase do sono responsável pela nossa restauração cognitiva e consolidação da memória, onde ocorre a maior parte dos sonhos vívidos. A gente precisa passar por todos esses estágios do sono numa noite”, explica a professora e Mestra em ciências, Sara Giampá.

 

 

Buscar as oito horas diárias e ininterruptas de sono é a meta de todo mundo. Claro que com rotinas atarefadas, nem sempre é possível, mesmo sendo o ideal. Doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, alterações imunológicas, resfriados constantes e até mesmo transtornos mentais estão ligadas à privação de sono.

 

 

Por outro lado, uma boa noite de sono pode melhorar a nossa saúde em vários aspectos. O sono adequado ajuda a regular o apetite, o que pode ajudar a controlar o peso e reduzir o risco de obesidade. Além disso, um sono suficiente e de qualidade ajuda a melhorar o humor, a reduzir o estresse e a ansiedade, e pode até mesmo fortalecer o sistema imunológico.

 

 

Não conseguir dormir direito, todavia, pode fazer parte da sua rotina, e tentar encontrar meios para melhorar suas noites de sono é vital. “Começar com pequenas medidas, como, por exemplo, a higiene do sono, que é um conjunto de atitudes diárias que o sujeito pode adotar para melhorar o seu sono. Antes de tudo, é tentar mudar de forma comportamental a rotina do sono e, caso isso não melhore, é sugerido procurar um médico especialista em sono”, comenta Sara, que ainda ressalta a importância de procurar um especialista em casos de problemas já conhecidos, como apneia, síndrome das pernas inquietas e outras.

 

 

Outras formas para melhorar seu sono indicadas pelo Doutor Jeff Alex:

- Praticando a boa “higiene do sono”: Tendo um horário definido para ir dormir e acordar e não deixando de segui-lo. 

  • Evitando os dispositivos eletrônicos pelo menos 2 horas antes de ir dormir. - Também é bom diminuir as luzes da casa neste período. Isto ajudará a dizer para o seu cérebro que está perto da hora de dormir, estimulando a produção da melatonina, o hormônio do sono.
  • Fazer exercícios físicos diariamente, mas não muito tarde. Um treino intenso é uma ótima maneira de se preparar para uma boa noite de sono.
  • Preparar um jantar leve ao entardecer. Comer muito tarde pode causar refluxo e interferir no sono.

 

 

Começar a gerir sua rotina em volta do seu sono pode ser um divisor de águas entre problemas para adormecer e um sono de qualidade. “Instituir uma rotina adequada de higiene do sono é a melhor forma de prevenir a privação, visto que o organismo humano responde aos estímulos externos para produzir a melatonina, hormônio do ciclo circadiano”, finaliza Jeff Alex. 

 

 

Para melhorar sua rotina, pense diferente. “A gente precisa sempre respeitar o horário de dormir, porque, se a gente coloca o despertador no horário que a gente vai para a cama, no horário que a gente precisa [para ter uma noite de sono de qualidade], provavelmente a gente vai acordar até sem despertador, porque a gente priorizou aquelas nossas horas necessárias de sono”, indica Sara.

 

 

Ao tornar o sono uma prioridade e adotar hábitos saudáveis ​​para melhorar a qualidade do sono, podemos promover nossa saúde e bem-estar geral. Lembre-se de que o sono é tão importante para a saúde quanto a alimentação e o exercício físico, e devemos tratá-lo como tal.