GIF dos sonhos

 

Todos sonhamos. Alguns um pouco mais, outros um pouco menos, mas não há como negar que, sempre que lembramos de alguns trechos dessa viagem solitária durante o sono, tentamos achar um significado, uma explicação. O que para os antigos egípcios era considerado um sinal divino ou previsão do futuro, acabou sendo deixado de lado. Por muito tempo, acreditou-se que eles eram apenas um produto acidental de um dos estágios do sono, sem qualquer utilidade ou função específica. Mas afinal, o que são os sonhos? Estudos mais recentes revisitaram essa questão e fizeram grandes descobertas!

 

SONHO COMO TERAPIA

 

Matthew Walker, autor do livro Why We Sleep, resolveu entender melhor a importância dos sonhos. E sua descoberta foi bastante interessante: eles podem ter a função terapêutica de nos ajudar a superar momentos difíceis. Sim, diferente do que aquele velho ditado diz, não é qualquer tempo que cura feridas, mas o tempo gasto sonhando.

 

Para isso, é essencial uma combinação de fatores: sono REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos), sonhos e conteúdo desses sonhos, como você entenderá melhor adiante.

 

Para começar, é importante saber que nessa fase do sono (o sono REM) ocorrem os sonhos mais claros e processamos os aprendizados do dia, ou seja, que tem uma função importante na nossa saúde mental. É nessa fase que conseguimos “organizar” na mente nossos problemas, encontrando soluções que antes pareciam impossíveis.

 

Benefícios do sono REM

 

E tudo isso tem explicação. O sono REM está ligado a fatores químicos que acontecem em nosso cérebro. Durante esse período, a noradrenalina, que é como se fosse uma “chave” para o estresse, é completamente desligada. É o único momento durante o dia todo em que essa molécula é desativada. Nesse momento, quando sonhamos com as memórias altamente emocionais e traumáticas que aconteceram durante o dia, como uma separação difícil que resultou em coração partido, o cérebro está calmo, pois está com a noradrenalina baixa. É um ambiente seguro para lidar com essas experiências perturbadoras, reprocessando-as.

 

Um bom exemplo para essa sensação é uma lembrança da infância. Pense em um momento que foi complicado nessa fase da vida, como um dia que você achou que tinha se perdido dos seus pais, foi atacado por um cachorro ou quase foi atropelado por um carro. Talvez isso esteja bem registrado na sua cabeça, com cada detalhe. Mas obviamente isso tudo não vem acompanhado do grau de emoção que você teve naquele dia. Isso porque a memória não se apaga, mas a carga emocional ou pelo menos uma parte dela já foi rejeitada. Você pode até revivê-la com bastante precisão, mas certamente não terá a mesma reação que sentiu durante o episódio.

 

Em resumo, o sono REM é altamente necessário para a diminuição das dores emocionais. Claro, as noites bem dormidas não vão apagar de vez o fato da memória, mas têm o poder de diminuir a dor, trazendo uma resolução emocional, de forma que é possível se acostumar com a experiência desagradável sem que ela doa tanto.

 

SONHAR E VIVER

 

O tema também foi estudado pela Dra. Rosalind Cartwright, da Rush University, de Chicago. Ela decidiu analisar o conteúdo dos sonhos de pessoas com sinais de depressão depois que passaram por separações complicadas. Próximo da época do trauma, a médica começou a coletar informações sobre os sonhos em busca de sinais claros de que as experiências vividas estariam presentes também durante o sono.

 

Depois de um acompanhamento de um ano, ela pode perceber que aqueles pacientes que estavam sonhando com os momentos dolorosos vividos estavam melhor recuperados e sem depressão identificável. Enquanto isso, os que sonhavam com outros temas não conseguiram sair dessa situação.


Dra. Cartwright então identificou que não bastava ter o sono REM ou sonhar com alguma outra coisa qualquer. Para se resolver o passado emocional, os pacientes precisariam ter sono REM e sonhado exatamente com o trauma. Essa combinação específica de fatores que leva à superação de uma situação dolorosa, permitindo avançar para um futuro em que o que foi vivido não seja esquecido, mas possa ser enfrentado, virando a página.

 

Viu só como uma boa noite de sono é essencial até para conseguirmos lidar melhor com sentimentos negativos do dia a dia? A Zissou tem como propósito redefinir a relação das pessoas com o sono, e o Colchão Zissou pode ser o seu ponto de partida. Colchão bed in a box, direto de uma das melhores fábricas dos Estados Unidos para a sua casa. Compre agora seu colchão de solteiro, casal, queen ou king pela internet e teste por 100 dias do seu jeito.