1. Descubra qual o melhor horário para ir dormir e tente estabelecer uma rotina: tente ir deitar e acordar sempre nos mesmos horários;

 

2. Evite sonecas durante o dia: se necessário, limite o tempo de sono para um único cochilo com duração menor que 30 minutos, e não cochile depois das 15 horas;

 

3. Trate seu quarto como um espaço para o sono: mantenha a tranquilidade (evite a TV, computadores e outros eletrônicos), mantenha sempre uma temperatura agradável e iluminação adequada;

 

4. Retire do seu ambiente de sono elementos que contribuam com o estresse: evite usar o celular e não se prenda às horas: assim como receber notificações, ver que já são 2am e você não consegue dormir só contribui com a ansiedade afastando ainda mais o sono;

 

5. Evite dormir com fome, mas também não abuse dos lanchinhos antes de dormir: opte sempre por uma refeição leve e saudável horas antes de ir para a cama;

 

6. Evite o consumo de cafeína e álcool durante a noite (preferencialmente de 4 a 6 horas antes de ir dormir);

 

7. Pratique exercícios físicos regularmente: manter-se física e mentalmente ativo é importante, mas evite praticar tais atividades até 6 horas antes de ir dormir;

 

8. Vá se deitar somente quando estiver com sono e, se não conseguir dormir, dedique-se a uma atividade tranquila voltando apenas quando estiver sonolento: lutar para tentar dormir tem o mesmo efeito de sentar à mesa esperando ficar com fome;

 

9. Busque atividades que ajudem a diminuir a tensão e relaxar antes de dormir: exercícios de respiração e meditação são ótimas dicas;

 

10. Se mesmo com todas essas dicas você ainda não está dormindo bem, não se automedique! Procure um especialista, obtenha um diagnóstico efetivo e o tratamento específico para o seu caso.

 

(fonte: ENSP e FIOCRUZ)

 

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