Blitz do quarto: o que pode estar atrapalhando seu sono e como resolver

A conquista de um sono tranquilo pode estar muito mais próxima do que você imagina. Além dos Rituais do Sono, algumas mudanças relativamente simples no ambiente podem te ajudar a dormir melhor, sem interferências e com mais conforto.

 

 

Preparamos um check list com elementos do quarto que impactam diretamente na qualidade do descanso e podem ser melhorados.


1 - Iluminação

 

A sensação de sono é resultado da ação da melatonina, um hormônio produzido pelo corpo quando há ausência de luz. Por isso é bem mais gostoso dormir no escurinho. Para ter um soninho gostoso a noite toda você pode:

- Instalar cortinas com blackout

- Tirar da tomada aparelhos eletrônicos que emitem pontos de luz contínua, como relógios digitais e TV

- Aplicar uma película escura no vidro da janela do quarto pode ser boa opção

- Mantenha a porta do quarto fechada, para evitar a entrada de luz pela manhã


2 - Barulho

 

Mesmo enquanto dormimos, a audição, segundo sentido em quantidade de informação depois da visão, mantém seus canais abertos para detectar qualquer sinal de perigo. Dormir em silêncio evita perturbações e melhora a qualidade do sono. Veja o que você pode fazer para neutralizar o barulho:

- Instalar janelas anti-ruido, é uma solução mais drástica e custosa, mas pode ser fundamental para quem vive em áreas urbanas muito movimentadas.

- Ativar algum tipo de ruído branco, como o som do ventilador.

- Usar tampões de ouvido, técnica muito usada por quem divide a cama com alguém que ronca.


3 - Temperatura

 

Sabia que a temperatura do quarto tem total relação com a qualidade do sono? Com menos de 17o ou mais de 27o o descanso pode ser prejudicado. Mas o que fazer para regular a temperatura?

- Instale um aparelho de ar condicionado ou ventilador,

- Invista em roupas de cama de tecidos naturais, como algodão 100%, linho ou nossos lençóis de polpa de bambu, que são simplesmente UAU!

- O Colchão Zissou Blue também ajuda no conforto térmico. A tecnologia Deep Freeze da capa cria um microclima que deixa o corpo fresco durante toda a noite.


4 - Colchão

 

O colchão tem impacto direto na qualidade do sono, já que passamos algumas horas deitados nele. Em relação ao conforto, a escolha é muito pessoal. Porém, alguns requisitos importantes devem ser levados em consideração:

- É essencial optar por um produto que utilize materiais de qualidade, para evitar deformações e aumentar a durabilidade, como o Zissou Coral.

- Prefira materiais anti-alérgicos.

- Opte por tecnologias que ofereçam conforto térmico.