Zissou inicia expansão de lojas físicas com novo espaço que une arte e tecnologia

Com plano de abrir 10 novos pontos de venda próprios, startup brasileira lança loja com galeria de arte física e digital, que terá NFTs do artista Tec Fase

 

Com 70% das vendas feitas por meios digitais, a Zissou, startup brasileira de produtos para sono, inicia, em dezembro, o plano de expansão dos pontos de venda físicos, com abertura de sua segunda loja. A Zissou Normandia, na Zona Sul de São Paulo, replica o conceito da flagship da marca, nos Jardins, criado pelo arquiteto Guto Requena e reforça a parceria com a Klabin, responsável pelas embalagens de papelão ondulado que envolvem os produtos e revestem as paredes das duas lojas.

Muito além das antiquadas lojas de colchão, com vendedores de jaleco e pessoas deitando em produtos envoltos em plástico, a nova loja - primeira das dez planejadas - une arte e tecnologia para proporcionar uma experiência imersiva excepcional aos clientes. 

Ela será apresentada ao público no dia 16 de dezembro, em um evento híbrido, com live shop liderada pelos influenciadores Juzão e Gabe Simas, referências no universo da tecnologia. Além da venda de produtos ao vivo, a live marca a abertura de um jardim no interior da loja com exposições de artistas convidados. Seguindo o modelo omnichannel do negócio, os trabalhos serão também transformados em NFTs e disponibilizados em uma galeria virtual.

"Nos preocupamos em estar presentes onde nosso público está. Assim, conseguimos manter uma Conversa Infinita, dialogando com cada cliente, do primeiro contato ao pós-venda, da forma e nos canais que forem mais adequados a ele em cada momento da jornada de compra. Com a nova iniciativa, não poderia ser diferente." conta Amit Eisler, co-fundador da marca.

Para a abertura, foi convidado o artista urbano Tec Fase, um dos maiores nomes em NFTs na América Latina e conhecido pelo grande mural que se destaca em frente ao Minhocão, em São Paulo, para criar imagens que expressam o universo onírico da marca. As obras em versão digital serão oferecidas como presente aos primeiros clientes que comprarem colchões durante a live.

 

Sono, arte e tecnologia

 

 

A exposição física será visível por meio de uma vitrine de vidro em um quarto totalmente automatizado, criado para proporcionar uma experiência imersiva de descanso e sonho aos visitantes da loja. 

"O sono e os sonhos estão intrinsecamente ligados à criatividade e à arte, tanto por razões biológicas, quanto pela conexão com a imaginação. O espaço na nova loja demonstra essa ligação de forma mais concreta, com exposições periódicas, de obras que tenham como suporte a base das nossas embalagens, que é o papel. Por meio dos NFTs, podemos contrapor a efemeridade do material, eternizando as obras no formato digital, o que conversa totalmente com nosso DNA de tecnologia e inovação", conta Ilan Vasserman, co-fundador da Zissou.

 

Real e Virtual

A live shop realizada para o lançamento será o terceiro evento de vendas online da Zissou, que chegou a faturar o equivalente a dois dias em uma hora de transmissão ao vivo. Além das vendas, elas ajudam a aumentar o reconhecimento e fortalecer a comunidade em torno da marca. "Começamos com o objetivo de oferecer um canal de vendas que permitisse criar uma conversa e tirar dúvidas em tempo real, deixando o público ainda mais próximo. Ao contrário de oferecer apenas descontos, sempre trazemos novidades que criem identificação com nosso público e ajudem a expandir conversas em torno do universo do sono", diz Vasserman.

Assim como nas duas live shops anteriores, a transmissão ficará a cargo da Mimo Live Sales e poderá ser assistida no site da marca www.zissou.com.br.

 

Na contramão do mercado

Com a proposta clara de oferecer produtos de qualidade superior e estratégia focada em conquistar brand lovers e construir uma comunidade forte em torno da marca, a Zissou cresceu 60% desde o lançamento de novas linhas de colchão em abril, com ganho de market share em um contexto de retração do mercado. 

Entre os componentes da fórmula de sucesso está a aposta na expansão da linha de produtos. Para vencer a concorrência de novas marcas que adotaram o modelo de bed in a box no Brasil, em vez de competir por preço, a startup optou por investir no desenvolvimento de produtos super premium e ganhar espaço em um mercado de R$4bi, formado por consumidores da classe A. 

"Percebemos, durante o período de isolamento, uma tendência de investimento no conforto das casas, para melhorar a qualidade de vida e o bem estar. Iniciamos um processo de pesquisa e desenvolvimento, que envolveu clientes e a comunidade da marca, para criar produtos super premium, com design único e materiais inéditos no Brasil", conta Andreas Burmeister, co-fundador da empresa.

O sucesso foi tanto que o estoque do colchão Zissou Blue, o produto top de linha, que pode custar até R$15.700,00 (tamanho King), chegou a se esgotar por alguns períodos durante o ano.

 

O que são NFTs

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível). Um token, no universo das criptomoedas, é a representação digital de um ativo – como dinheiro, propriedade ou obra de arte – registrada em uma blockchain. Um token não fungível é um certificado digital de propriedade, que garante a autenticidade e a exclusividade do ativo, e qualquer um pode ver, mas ninguém pode alterar.

Os NFTs têm sido usados em transações de obras de arte digitais, realizadas na blockchain, sendo que algumas delas chegam a valer milhares de dólares.

 

Serviço:

Live Shop Zissou

Quando: 16 de dezembro de 2021 (quinta-feira)

Horário: A partir das 18h

Onde: https://zissou.com.br