A criatividade por trás dos hits musicais e das grandes obras literárias

Entenda o papel fundamental do sono nas composições inesquecíveis

 

sono e criatividade

 

Em época de Copa do Mundo sempre surge o assunto: qual é a música da Copa e por que ela não é tão boa quanto Waka Waka? O hit da cantora Shakira é inesquecível e atemporal. Além da conexão e da energia, a letra e a criação são partes essenciais da composição de uma das músicas mais lembradas da história. E muito da criatividade do ser humano vem da capacidade de sonhar e sono REM.

 

A último estágio do ciclo do sono, o REM, é onde os sonhos ocorrem e a atividade cerebral está em alta rotação. Segundo Matthew Walker, em seu livro “Por que nós dormimos”, ao acordar do REM, nós estamos com uma “Ampla Rede Mental”. Essa seria capaz de adivinhar soluções para problemas que não havíamos arranjado antes.

 

OS GRANDES HITS DA HISTÓRIA E OS SONHOS

 

 

“Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês”. Provavelmente você já ouviu essa frase na aula de química para ajudar a “decorar” a primeira coluna da tabela periódica, que, pasme, só existe por causa de um sonho! Dmitri Mendeleiev, o pai da tabela periódica, a criou após sonhar com a organização dela, que ele buscou incessantemente por dias e não conseguiu.

 

Outros casos interessantes de sonos e sonhos inspirando obras eternas é o de Paul McCartney criando “Yesterday” e “Let it Be” a partir de sonhos. E mais impressionante ainda quando Keith Richards criou o riff (junção de acordes que formam um trecho musical) de “Satisfaction” enquanto dormia. Uma das músicas mais emblemáticas de uma das bandas mais lembradas da história, nasceu de um sonho.

 

Se as músicas não bastam pra você e a literatura te impressiona mais, a escritora Mary Shelley passou por uma experiência onírica, aquela na qual tudo parece realidade durante um sonho, para se basear e criar o clássico literário Frankeinstein.

 

Então não se assuste com seus sonhos, talvez eles estejam querendo te dizer algo ou te tornar no próximo hit do carnaval… ou quem sabe apenas te levar a um lugar diferente. Por via das dúvidas, mantenha um caderninho ao lado da cama para anotar tudo que aconteceu e não esquecer. Vai que você cria o próximo Frankestein?