Arquitetura do Sono: a construção do dormir melhor

O projeto do quarto exerce papel fundamental para o sono. Por isso, é importante que arquitetos e designers planejem o ambiente levando em conta elementos que podem proporcionar maior relaxamento, conforto e até mesmo um sono melhor. São elementos como luz, som, cores, materiais da estrutura e móveis e até o enxoval que propiciam um quarto mais agradável e uma noite de sono ainda melhor. Profissionais de arquitetura que pensam em tudo para que haja sinergia no ambiente fazem com que seus clientes tenham um sono mais gostoso.

 

 

Para a arquiteta Duda Senna, deve-se prestar atenção em todos os detalhes. “Eu parto sempre desse princípio [de utilizar cores mais calmas] na hora de projetar os quartos que a gente faz. Os materiais utilizados no quarto; as cores utilizadas. Materiais mais quentinhos. O uso da madeira, um tapete gostoso e um colchão muito gostoso. O tipo de travesseiro, pois a ergonomia na hora de estar deitado e pegando no sono é super importante. E, por fim, muitos clientes nos pedem, que é super importante, é pensar na acústica do quarto. Então todos esses elementos que eu já falei, como tapete, enxoval, uma marcenaria, uma cortina que isole bem, tanto o barulho quanto a luminosidade. Esses pontos que trazem aconchego ajudam muito a deixar o quarto propício para o relaxamento”, ressalta Duda.



Ao criar uma atmosfera adequada ao sono no ambiente, a busca pelo relaxamento se torna mais simples. Um chão menos frio, especialmente no inverno, traz uma sensação maior de conforto ao andar. Os tons utilizados nas paredes são primordiais para não levar ao despertar. É recomendado que se evite cores quentes e opte por tons pastéis ou azuis e verdes claros, pois esses são muito indicados. As luzes, ao contrário, não devem ser azuis e nem verdes, pois ativam o cérebro, além de ser importante quando utilizadas de maneiras indiretas, para a leitura e movimentação no quarto.



Outros pontos importantes na arquitetura do sono estão na escolha do colchão perfeito, que eleve a sensação de conforto e, de preferência, tenha como manter a sua temperatura corporal. Além de ter as medidas perfeitas para o seu quarto, para que sua cama não fique desproporcional em relação ao resto do ambiente. Por isso, a Zissou oferece diferentes tipos de colchão, como o Blue, o Coral e o Spark, sendo que esses dois apresentam os modelos híbrido (com molas) e espuma. Cada um deles apresenta uma altura e que deve ser levada em consideração na montagem do quarto perfeito. Confira o comparativo dos colchões Zissou para escolher o melhor para o seu quarto, em conjunto com a Base Zissou!



A seguir, confira na íntegra a entrevista com Duda Senna sobre arquitetura do sono.


 

Zissou: Quais elementos do quarto devem ser observados na hora do projeto para criar um ambiente propício ao sono e ao relaxamento?

Duda Senna: Eu parto sempre desse princípio [de se atentar aos elementos do quarto] na hora de projetar os quartos que a gente faz. Os materiais utilizados no quarto; as cores utilizadas. Materiais mais quentinhos. O uso da madeira, um tapete gostoso e um colchão muito gostoso. O tipo de travesseiro, pois a ergonomia na hora de estar deitado e pegando no sono é super importante. E, por fim, muitos clientes nos pedem, que é super importante, é pensar na acústica do quarto. Então todos esses elementos que eu já falei, como tapete, enxoval, uma marcenaria, uma cortina que isole bem, tanto o barulho quanto a luminosidade. Questões acústicas e também elementos que isolem a luminosidade do quarto acho que ajudam bastante. Esses pontos que trazem aconchego ajudam muito a deixar o quarto propício para o relaxamento.



Z: O que não pode faltar em um quarto para um sono gostoso?

DS: O mais importante é a cama estar bem resolvida. Então a relação da cama com a temperatura do quarto é super importante. Não pode estar nem muito quente, nem muito frio. A roupa certa, um pijama gostoso, acho que é uma combinação muito boa. Então a cama, a temperatura, o enxoval da cama e a roupa que usamos. Acho perfeito pra essa combinação.



Z: Em um ambiente que já está pronto, que adaptações a pessoa pode priorizar para adaptá-lo de maneira simples e sem grandes reformas para melhorar o sono?

DS: Eu acredito e volto a dizer: elementos como o enxoval da cama, trocar o colchão. Pensar em uma cortina que dê esse isolamento visual para não entrar luz. O tapete entra como isolante acústico. Elementos que abafem som e deixem o quarto mais escurinho. Acho que podem ajudar muito e são simples de serem colocados em um quarto que está pronto.

 

 

Z: As cores do ambiente têm influência direta para o sono? 

DS: Acredito que sim, que as cores tenham influência direta para o sono. Acho que cores mais vibrantes em paredes que sejam de muito destaque, que a gente fique olhando muito para elas na hora de dormir não sejam cores ideais para desacelerar. Então, se elas vibram muito, normalmente deixam as pessoas mais aceleradas. Eu gosto de entrar com tons mais pastéis e mais calminhos nos quartos. Se formos usar os tons mais vibrantes, que seja na cabeceira, ou em detalhes como em almofadas, no tapete, em itens que não estejam em contato direto com nossos olhos.

 

 

Z: Como a cama e o colchão afetam a composição do quarto perfeito? 

DS: A cama e o colchão afetam diretamente na relação, na composição do quarto. Principalmente a altura do colchão, a altura da cama. Uma cama muito alta pode deixar o quarto completamente desproporcional e com cara de que está muito tumultuado. Acho importante sempre escolher uma cama que não seja muito alta. Que tenha uma altura no máximo de uns 55cm. 60cm estourando. Acho que cama muito mais altas do que isso causam um desconforto visual e também, quando você está em uma cama muito alta, dá uma sensação de que você está prestes a cair da cama a qualquer momento. É importante pensar na relação tanto na altura do colchão quanto da estrutura da cama.

 

 

Z: A iluminação é essencial para uma noite de sono. Como utilizá-la para potencializar as sensações de relaxamento em um quarto?

DS: A iluminação é essencial para uma noite de sono e acho que formas interessantes de utilizá-la para uma sensação de relaxamento é explorar uma luz indireta. Uma luz indireta na cabeceira. Uma luz articulada na cabeceira, para que possa fazer uma boa leitura antes de dormir. Uma luz indireta no cortineiro é gostoso. Então priorizar luzes indiretas no quarto. E ter uma luz direta, uma ou outra, na parte do guarda roupas, para que possa iluminar bem as roupas caso esse guarda roupa fique integrado com o quarto. Então eu exploraria isso: luzes indiretas ao máximo.