A fórmula mágica para bater seus recordes!

Grandes campeões e recordistas mundiais têm um catalisador em comum: o sono


 

Muito provavelmente você já pensou ser capaz de bater um recorde. Seja ele olímpico, mundial ou até mesmo os mais bizarros disponíveis como alguns do Guinness World Records. O passo mais importante para essa realização pode e deve começar no seu quarto, mais especificamente na sua cama. Dormir e ter uma boa noite de sono pode ser essencial para a melhora do seu desempenho.


O principal suplemento para o corpo humano pode ser produzido pelo seu próprio organismo, em doses ideais e sem precisar gastar um centavo. Sim, o ato de dormir por 8h por dia pode ser um dos maiores benefícios para o seu dia a dia e para suas atividades físicas. Para se ter noção do efeito do sono em um campeão e em um recordista, Usain Bolt costumava cochilar horas antes das provas de finais e nas que conseguiu bater recordes mundiais e olímpicos.


A atividade é tão importante para o desenvolvimento de atletas que o Comitê Olímpico Internacional, em 2015, destacou o papel decisivo do sono na formação de jovens atletas, seja nas modalidades masculinas ou femininas.


Rendimento, desgaste e recordes!


 

Segundo estudos do neurocientista Matthew Walker em seu livro “Por que nós dormirmos: a nova ciência do sono e do sonho”, deixar de dormir 8h por dia, especialmente abaixo de 6h, pode resultar em uma aceleração de 10% a 30% na exaustão. Ou seja, falando português claro: se não dormir, o cansaço chega mais rápido. Sem contar a redução na produção aeróbica e no rendimento esportivo como um todo, já que atividades metabólicas comuns são prejudicadas, como o simples ato de suar.


O aumento de desempenho também foi estudado por Walker. É comum que os atletas cometam menos erros e tenham mais atenção às funções normalmente exercidas, ganhando rendimento extra e serem capazes de exercer as atividades que fazem diariamente com ainda mais aptidão e exatidão, podendo potencializar resultados, caso durmam com qualidade e pelo período de ao menos 8h.


Além de tudo isso, o sono é um poderoso aliado da recuperação muscular! Dormir após exercícios físicos de alta intensidade acelera a recuperação física e evita inflamações. Mesmo se você não é um atleta de alto rendimento e não pretende quebrar nenhum recorde mundial, dormir após a atividade física pode ser essencial para ganhos musculares e ter um pós treino sem muitas dores e problemas.


E aí, quais os jogadores de quais seleções você acha que têm dormido melhor nessa Copa?