Colchão na caixa é tudo igual? Entenda diferenças e saiba como escolher

Os colchões na caixa, conhecidos nos EUA por marcas como Casper e Purple, chegaram ao Brasil em 2017, trazidos pela brasileira Zissou e, com o passar dos anos, vêm se tornando cada vez mais populares. Comprimidos, embalados a vácuo e enrolados, mesmo colchões tamanho king, passam a caber em caixas de 1m de altura, facilitando estocagem e logística e diminuindo custos de transporte. 

 

 

Com cada vez mais marcas adotando esse tipo de embalagem, criou-se a ideia de que "colchão na caixa" seria uma categoria de colchão. Porém, é preciso estar atento, pois apesar da embalagem semelhante, nem todos os colchões entregues à vácuo são iguais. 

 

 

“Ser pioneiro é algo muito importante e foi um marco não apenas para a Zissou, mas para o mercado brasileiro de colchões. Adotamos o modelo 'bed in a box' para facilitar a logística e conseguirmos atender a clientes do Brasil inteiro, com agilidade e menor frete. No entanto, o grande diferencial dos colchões Zissou não é a embalagem, mas a busca por oferecer os melhores produtos do mercado, com processos profundos de pesquisa e desenvolvimento e qualidade superior das matérias primas, combinadas de forma única na composição”, relata Andreas Burmeister, cofundador da Zissou e responsável pela área de produtos da empresa.

 

Colchão na caixa é tudo igual? Entenda diferenças e saiba como escolher

Como escolher o melhor colchão a vácuo

Os colchões a vácuo são comprimidos e embalados sob mais de 60 toneladas e, ao serem abertos, retornam à sua forma original. Porém, apesar da semelhança da embalagem, os colchões na caixa não são todos iguais. Além dos métodos de embalagem poderem diferir, as matérias primas, composições e processos de produção dos modelos de marcas diferentes variam muito. 

 

 

Por isso, assim como qualquer outro produto, a qualidade do conteúdo deve ter mais peso na hora da escolha do que a embalagem, principalmente quando se trata de algo que será utilizado todas as noites por, pelo menos, dez anos e impacta diretamente no bem-estar, na saúde e no conforto. Para não haver deslocamentos de camadas ou deformações quando o colchão é desembalado, marcas líderes de mercado apostam em processos longos de pesquisa e desenvolvimento e em matérias primas de qualidade superior, garantindo o conforto e a durabilidade do colchão por muito mais tempo. 

 

 

Além disso, prefira marcas que tenham lojas físicas, onde os produtos podem ser experimentados, e que permitam a devolução sem burocracia e sem custos extras após um período de teste. "Nossas quatro lojas foram projetadas para oferecer uma experiência bem diferente das lojas tradicionais de colchão, permitindo que o cliente experimente cada modelo com privacidade, em um ambiente que leva ao relaxamento. No entanto, algumas pessoas podem não se adaptar após algumas noites de sono em casa, por isso, a Zissou oferece 100 dias de teste, prazo em que retiramos o produto sem custo nenhum na casa do cliente, garantindo a satisfação e a melhor experiência a ele", conta Burmeister.

 

 

Outra dica é consultar antes da compra sites de reputação, como o Reclame Aqui, e também no Procon. Fique sempre atento à reputação das marcas na internet para entender prazos de entrega e a postura da empresa no caso de possíveis problemas com o produto.