Dá pra aproveitar uma viagem com “Jet Lag”?

Condição ocorre quando se avança ou retrocede fusos horários

 

Zissou

 

Já se sentiu cansado após uma viagem internacional? Aquele cansaço completamente inexplicável e que não passa, mesmo alguns dias após chegar em outro país, tem explicação: é o “Jet Lag”. 

 

Jet Lag são os efeitos no corpo causados pela falta de sintonia entre o relógio biológico e os sinais de um novo fuso horário, quando há uma mudança brusca, que pega o metabolismo de surpresa. Ele afeta os seres humanos por causa do ciclo circadiano, nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia. 

 

Isso acontece porque o corpo tem um ritmo e tem a tendência a segui-lo. Quando trocamos as chamadas zonas do tempo e, em consequência, fusos horários, ele não reconhece essa mudança e continua na rotina de 24 horas antiga. Isso se dá porque nosso ciclo circadiano não está alinhado ao horário externo. Dessa forma, os horários socialmente aceitos como “normais” não são mais os que a pessoa estava acostumada, acarretando em sonos adiantados ou atrasados.

 

JET LAG E COMO VOCÊ DORME

 

Teoricamente, o Jet Lag não influencia diretamente na qualidade do sono de uma pessoa que está sofrendo com ele, mesmo que possa ter interferências em processos hormonais que ocorrem apenas durante períodos escuros, caso a pessoa esteja a dormir durante o dia. O sono, após iniciado, costuma ser normal. Os problemas costumam ser mais sentidos por pessoas que têm horários pré determinados para acordar e dormir, pois precisam se manter acordados em períodos que supostamente deveriam estar dormindo ou vice-versa. É difícil, mas é necessário que você não adormeça em horários indesejados. 

 

SENTI UM INCÔMODO; É JET LAG?

 

É muito comum, mesmo variando de pessoa para pessoa, que haja sintomas de Jet Lag em viagens. Normalmente, três horas de diferença no fuso já são capazes de causá-lo. Algumas pessoas precisam de mais diferenças de fuso. 

 

Já teve Jet Lag? Se viajou para alguma zona do tempo distante do seu país de origem, provavelmente. E só não deve ter ligado os sintomas a essa condição. Então, fique atento, se você teve: dores no corpo e dores de cabeça, cansaço e sonolência, problemas digestivos, dificuldade de concentração, falha momentânea de memória, insônia, variação de humor e irritação na pele, provavelmente você teve Jet Lag.

 

TEM COMO EVITAR ESSE PROBLEMA?

 

Sim! Adotar hábitos saudáveis, como se manter hidratado e ter uma alimentação balanceada ajuda. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas, especialmente durante o voo, é contraindicada. Saiba para onde vai e programe seus cochilos durante a viagem para que não durma muito, assim fica mais fácil de acertar seus horários com o novo local. Outra indicação é adiantar ou atrasar em uma hora por dia as fases de sono de acordo com o local que você visitará.

 

Colchão Zissou Spark