O caminho para o hexa começa no colchão!

A qualidade e a quantidade de sono impactam diretamente no desempenho dos jogadores, ajudam na recuperação física e mental e previnem lesões

 

Na última segunda-feira, após o jogo contra a Suíça, o zagueiro da Seleção Brasileira Thiago Silva relatou para o SporTV que os brasileiros foram prejudicados por terem uma noite a menos de sono que os suíços e isso teria influenciado na performance dos jogadores na partida. 

 

O jogador tem razão. O sono é um poderoso aliado para a saúde física, mental e psicológica e seus efeitos não podem ser subestimados. Enquanto dormimos, ocorrem processos de desenvolvimento e recuperação dos músculos, da energia e da mente.

 

PARA ATLETAS, O SONO É AINDA MAIS IMPORTANTE

 

Dormiu bem?

 

"Se o atleta dorme mal, pouco ou se tem uma privação completa de sono, isso vai impactar tanto psicologicamente quanto fisicamente. Da parte física, o atleta que tem uma noite mal dormida tem a sensação de fadiga e não tem a recuperação completa de energia. Isso vai atrapalhar o desempenho”, explicou o Dr. João Gallinaro, médico psiquiatra especialista em Medicina do Sono, em entrevista para o UOL.

 

O sono exerce papel fundamental nesses momentos. Atletas necessitam de uma maior quantidade de sono do que adultos comuns. Os períodos variam entre 9h e 10h necessárias. 

 

Tão importante quanto o tempo, é a forma como se dorme. “A melhor posição é de lado porque ela permite uma melhor posição da coluna, então você não tem um maior ponto de tensão. Quando você está deitado de lado e com a cabeça apoiada em um travesseiro, o seu nariz e sua boca não ficam obstruídos, então tem uma passagem de ar bem tranquila", ressalta o médico.

 

Como existem as posições mais indicadas, outras deveriam ser evitadas. “Por outro lado, a pior posição para dormir é de barriga para baixo. Neste caso, se você acaba ficando com a sua cabeça alinhada, com a sua via aérea obstruída pelo travesseiro, aí você tem que virar a cabeça de lado para respirar e acaba provocando uma tensão na cervical”, finalizou Gallinaro na entrevista. 

 

Independentemente da posição, dormir é o mais importante. Manter uma rotina de sono de ao menos 9h para atletas pode ser essencial para um desempenho melhor em uma partida. Pode não parecer, mas o caminho do Hexa começa no colchão.