Quatro aplicativos que vão te fazer dormir melhor

Por Amanda Jús

 

Apps de meditação

 

Pare, só por um momento. Busque uma posição confortável. Inspire fundo. Agora solte o ar bem devagar. Mais uma vez, inspire. Segure um pouco. Solte.

 

Você já deve ter ouvido milhares de vezes a expressão “tirar um tempo para si mesmo”. 

 

Embora pareça óbvia e necessária, em meio a uma rotina caótica essa ideia tão básica torna-se um conceito muito mais fácil de dizer do que propriamente por em prática.

 

Com isso, a batalha interna, criada pela necessidade de tirar um tempo para si mesmo contra todos os afazeres que te impedem de fazê-lo, acaba por gerar uma sensação intensa de insatisfação e uma onda ainda maior de estresse e ansiedade.

 

Não bastasse as inquietações do dia a dia com as preocupações cotidianas, confrontamos nesses últimos meses um novo desconforto emocional trazido pela pandemia. São sentimentos e emoções completamente novas, referente a mudança de rotina, ao distanciamento físico, e todas as preocupações voltadas às consequências econômicas, sociais e políticas relativas a esse novo cenário.

 

Diante de todos esses novos desafios, tirar um tempo para si mesmo deixa de soar como uma tarefa fácil. Nos sentimos sobrecarregados, sem saber como gerenciar e conduzir as coisas do nosso jeito e muitas vezes acabamos dominados por incertezas, medo, tristeza e solidão.

 

MAS COMO SAIR DESSA BOLA DE NEVE DE ESTRESSE E ANSIEDADE?

 

A primeira dica está em como você trata a si mesmo. Ser exigente consigo mesmo é diferente de ter uma postura crítica e julgadora o tempo todo. Está tudo bem se você encontra dificuldades em seguir com um cronograma previamente elaborado ou se algumas tarefas consomem mais tempo do que o previsto. Estamos passando por uma fase de adaptação em que nada é mais importante do que ser gentil e paciente com a gente mesmo.

 

Outro ponto importante se encontra na necessidade de nos livrarmos dos pensamos negativos. O pessimismo constante pode desencadear consequências prejudiciais para nossa saúde física e mental, além de afetar também as pessoas a nossa volta.

 

Mas, como encontrar um equilíbrio de forma a alcançar uma maior tranquilidade interior ao mesmo tempo em que nos tornamos mais produtivos, sem que isso aconteça às custas do nosso tempo?

 

A meditação surge como uma ferramenta nesse sentido. Considerada como uma prática caracterizada pelo treino da atenção plena à consciência do momento presente, tem sido associada a um maior bem-estar mental, emocional e físico.

 

Por isso, separamos quatro aplicativos incríveis, para te guiar por esse caminho de desconexão, em que com apenas alguns minutos do seu dia você possa alcançar o equilíbrio interior, reduzindo o estresse a ansiedade e até mesmo melhorando a qualidade do seu sono.

 

Vamos juntos?

 

CALM

 

Buscando melhorar o sono de seus usuários, a Calm lançou o Sleep Stories, histórias de ninar lidas pelas vozes excepcionalmente suaves dos atores Matthew McConaughey e Stephen Fry, pela cantora Leona Lewis e também o falecido pintor Bob Ross.

 

As histórias são o principal produto da Calm, especialmente projetado para acalmar a mente e acalmar os ouvintes em direção a um sono profundo e repousante.

 

Custo: a ferramenta é grátis para baixar e usar, mas alguns recursos são exclusivos da versão paga, que custa a partir de R$ 165 por ano

Idioma: 6 idiomas incluindo o Português

Disponibilidade: iOS e Android

Baixe a versão para Android | Baixe a versão para iOS

 

ZEN

 

Transforme a meditação em um hábito. Com programas que  incorporam batidas e sons binaurais projetados para acionar uma resposta autônoma dos meridianos sensoriais (ASMR), esse app te ajuda a entrar em um estado de relaxamento mais profundo, diminuindo a agitação do dia e preparando o corpo para descansar.


Custo: R$ 119,99 por ano, mas oferece período de teste grátis de sete dias

Idioma: 3 idiomas incluindo o Português
Disponibilidade: iOS e Android
Baixe a versão para Android | Baixe a versão para iOS

 

MEDITE-SE

 

Uma ótima opção para iniciantes com módulos que vão do básico ao avançado. Medite-se é a introdução a meditação de forma simples com programas guiados totalmente gratuítos.

 

São necessários poucos minutos por dia e a ideia é treinar a mente de forma fácil e simples através da infinidade de benefícios da meditação

 

Custo: Grátis

Idioma: Português

Disponibilidade: iOS e Android

Baixe a versão para Android | Baixe a versão para iOS

 

SATTVA

 

O Sattva é oferece, além das meditações tradicionais, cânticos sagrados com mantras que ajudam com o medo, insônia e falta de foco.

 

O aplicativo possibilita a integração com Smartwatches, GPS do seu smartphone e aplicativos para acompanhamento do humor e saúde, medição dos batimentos cardíacos e acompanhamento do seu desenvolvimento ao longo do tempo.

 

Há também desafios diários que valem troféus e insights e músicas relaxantes para serem exploradas ao longo do dia.

 

Custo: Grátis para o plano básico, o Sattva também oferece uma assinatura vitalícia de US $399,99 que fornece acesso a todos os aspectos do Sattva, incluindo novas atualizações 

Idioma: Português

Disponibilidade: iOS e Android
Baixe a versão para Android | Baixe a versão para iOS