Rituais do Sono: mudanças na rotina para dormir melhor

Investir no seu sono tem se tornado cada vez mais importante. Além da compra de produtos para o sono que tenham qualidade, a busca por melhoria na qualidade do sono vai além do deitar e dormir.  A ingestão de chás, a aromaterapia, a musicoterapia e a meditação guiada, a cromoterapia e a massagem são algumas formas naturais para higienizar o sono e trazer um cuidado e atenção ainda mais especial para o dormir. Saber tratar o corpo, a mente, as propriedades energéticas e emocionais é necessário para uma limpeza profunda e que pode ser o diferencial ao adormecer. Por isso, criar rituais do sono podem representar mudanças definitivas na qualidade do sono.

 

 

Talita Silvério é naturóloga e especialista em Spa e fundadora da Amman Consultoria, empresa que se fundamenta no conceito “Turismo de Bem-Estar” e sabe bem da importância desses rituais. “Além de relacionar o sono e o bem-estar, a gente tem que observar o indivíduo como um todo, olhando para a integridade dele, como um todo. Acho que isso interfere, como eu falei, no lado emocional, no lado energético”, afirma a naturóloga.

 

 

Essas formas tem se tornado uma busca também da rede hoteleira como uma alternativa de conforto e relaxamento para os hóspedes. Os rituais do sono se tornaram tão importantes não apenas no dia a dia, como também em momentos de lazer e sair de rotina, que cada vez mais esses hotéis se atentam a oferecer serviços que sejam diferentes e que possam elevar a experiência do cliente.

 

 

Outro ponto vital é buscar entender o que cada cheiro, cor, música e afins, pode exercer no seu ritual. No caso da aromaterapia, entender como os óleos essenciais, como lavanda, gerânio, lemongrass podem impactar no seu sono. Como as luzes e cores do seu quarto podem te levar a um sono mais calmo e tranquilo, como cores o azul, o verde e cores pastéis nas paredes. Rituais do sono começam muito antes do que você pode imaginar, mas buscam terminar sempre no mesmo local: um sono de qualidade e revitalizante. 

 

 

Acompanhe, abaixo, a entrevista na íntegra com Talita Silvério.

 

Rituais do sono

 

Zissou: Qual é a relação entre o sono e o bem-estar do corpo e da mente?

Talita: Além de relacionar o sono e o bem-estar, a gente tem que observar o indivíduo como um todo, olhando para a integridade dele, como um todo. Acho que isso interfere, como eu falei, no lado emocional, no lado energético



Z: Como estimular os 5 sentidos para levar o corpo e a mente ao relaxamento e dormir melhor?

T: Hoje o que eu busco trazer para os projetos, relacionar com o sono são as terapias naturais. Buscar um pouco do que foi a nossa ancestralidade. Como eles utilizavam essas terapias para restaurar o sono ou muito para promover esse relaxamento. Falando do paladar, podemos utilizar as plantas medicinais através de chás, através de infusão; através do que chamamos de tintura, que é um concentrado dos chás. Quando falamos do olfato, podemos brincar um pouco com a aromaterapia. A busca dos óleos essenciais para proporcionar esse relaxamento, esse sono restaurador. Quando falamos de audição, podemos trabalhar com meditação guiada, com musicoterapia ou até com sons da natureza que te relaxam. Hoje tem diferentes formas. Assim como falamos da visão. Utilizar as cores através da cromoterapia, através até de texturas de quarto. Não colocar no quarto uma parede vermelha. Geralmente trabalhamos tons mais pastéis para trazer aconchego e, se possível, trabalhar com elementos naturais. Por que não revestir uma parede de pedra? Por que não colocar o piso em uma madeira para trazer esse aconchego que não seja um piso frio, se possível até aquecido? Quando a gente fala do tato, existem várias formas e a que eu mais defendo é com certeza a massagem e, porque não, realizar uma automassagem ou se dirigir a um massoterapeuta. Essas são as principais, mas existem inúmeras. De forma bem abrangente, eu busco estimular o relaxamento através das terapias naturais.



Z: O que os hotéis mais procuram, falando especificamente de sono, e como é possível trazer isso para nossa casa para nos ajudar a ter um soninho gostoso?

T: Eu vejo eles buscando cada vez mais opções para oferecer para os clientes a opção de personalizar a estadia deles. Exemplo: uma das ideias que eu dou e acho que ajuda muito no sono é ter as opções dos travesseiros.Por que não ter um menu de travesseiro, que quando o cliente vai fazer um check-in que ele possa escolher, de repente a altura a do travesseiro ou que oriente para que ele receba o travesseiro mais gordinho e ele pode retirar as camadas. É um serviço cada vez mais personalizado. O cliente pode escolher o cheiro do quarto. Ou o cliente pode escolher quais os amenities - aqueles produtos pequenos que ficam no banheiro. Então, ter ali duas ou três opções que ele prova e que ele consiga personalizar a sua estadia. Acho que cada vez mais eles vêm buscando essa personalização e não entregar algo rígido. Não é só mais uma forma de travesseiro, só um cheiro, só um óleo essencial. Cada vez mais eles buscam essa personalização. É um pouco do brincar disso, especialmente com o Travesseiro Zissou.

 

 

Z: Como é o ritual do sono ideal?

T: Não existe um ritual ideal. A pessoa tem que se identificar com o ritual dela, ter o conhecimento de fazer um chá com propriedades terapêuticas que ajude nesse relaxamento ou, de repente, o uso dos óleos essenciais num ambiente ou até mesmo fazendo uma meditação ou tudo isso. A ideia é não dificultar, não enrijecer esse ritual, mas sim brincar com os mini hábitos.

 

 

Z: Dentro da aromaterapia, quais as essências que você mais indica pra quem quer ter uma melhor noite de sono e relaxamento?

T: O que mais é consumido no mercado e as pessoas mais conhecem, se tratando de relaxamento e sono é, com certeza, a lavanda. Eu indicaria a lavanda. O gerânio também é muito bom. Lemongrass, também. Petit Grain é um outro óleo que traz um relaxamento bem profundo. Alguns óleos, laranja doce, por exemplo. Alguns óleo trazem esse relaxamento um pouco mais profundo mesmo.