Turismo do Sono: a cama de hotel como principal destino das viagens

Uma nova tendência e que vem ganhando cada vez mais adeptos, o turismo do sono consiste em viajar para alguns locais específicos pensando em descansar e dormir. Sair de casa não é mais apenas diversão, mas também é conforto, aconchego e muito, mas muito sono em dia! A cama de hotel se tornou um dos principais destinos das viagens para pessoas que querem apenas descansar e um ambiente tranquilo e relaxante, com comodidades capazes de oferecer ao hóspede o caminho perfeito para dormir melhor e ter experiências incríveis.

 

Turismo do Sono a cama de hotel como principal destino das viagens

 

Por isso, tem sido comum as pessoas escolherem os destinos com cada vez mais atenção ao oferecido nos quartos pelos hotéis. Larissa Rebelo, a Lala, é publicitária e tem nas viagens e escrita sobre os destinos visitados, seu negócio e profissão. Tendo viajado por mais de 80 países, Lala sabe da importância de um bom quarto. 



“Sou muito interessada em decoração, arquitetura e, claro, viagens e hotelaria de luxo. Portanto, olho sim muitas fotos do quarto que vou me hospedar, e a cama sempre tem grande importância. Principalmente o tamanho. Também procuro saber se há máquina de café, chaleira e frigobar disponíveis para os hóspedes no quarto”, afirma a escritora do Lala Rebelo Travel Blog



Outro ponto importante sempre ressaltado quando o assunto é turismo do sono, é a qualidade da cama. Já que está saindo de casa para ter um momento de descanso e relaxamento, dormir, que sempre é importante, se torna ainda mais. Por isso, ter a cama como um ponto de atenção quando estiver avaliando o hotel é fundamental.



 “Dormir bem é uma das principais lembranças que podemos levar de um hotel. Quando penso em certos hotéis como Explora Atacama, Mandarin Oriental Paris, Four Seasons Buenos Aires e Six Senses Douro, a primeira coisa que me vem à mente é a cama que “me abraçou”. Quero voltar por mil outros motivos também, mas claro que se a cama não fosse boa, se eu tivesse dormido muito mal, talvez eu escolheria outras opções. Essas me marcaram pelo serviço, decoração, localização e também pela cama maravilhosa e confortável”, reforça Lala



Outros pontos curiosos e que estão cada vez mais em alta são as personalizações de experiências em hotéis. Seja na escolha de travesseiros, enxoval e outros itens do quarto.  “O que mais tenho visto ultimamente é o menu de travesseiros. Pessoas são diferentes e o conforto do travesseiro é muito relativo. Uns gostam de alto, baixo, de espuma, de plumas... No hotel que ficamos na Capadócia, na Turquia, o menu de travesseiros trazia 7 opções diferentes, além da explicação detalhada de cada um. Já vi também um questionário para você responder se preferia lençóis de algodão ou de seda e se preferia que a cama fosse arrumada com o edredom “preso” por baixo do colchão ou solto (sou do time do “solto”, sempre!!)”, explica Larissa, que costuma viajar constantemente no Brasil e para fora do país.



Se você está interessado em experimentar o turismo do sono, há muitas opções disponíveis em todo o mundo. Faça uma pesquisa sobre os destinos mais adequados para o seu perfil e desfrute de uma experiência única e revitalizante. No Brasil, os melhores hotéis, como os da rede Fasano e o Belmond Cataratas, reconhecido como o melhor hotel da América do Sul, contam com colchões Zissou em seus quartos e são capazes de oferecer o que há de mais especial quando o assunto é conforto e aconchego na hora de dormir. Afinal, não há nada como uma boa noite de sono para recarregar as energias e enfrentar os desafios do dia a dia.



Confira a seguir a entrevista completa com Lala sobre Turismo do Sono. 



Quando você escolhe um hotel para viajar, se atenta aos utensílios e móveis do quarto?

Sou muito interessada em decoração, arquitetura e, claro, viagens e hotelaria de luxo. Portanto olho sim muitas fotos do quarto que vou me hospedar, e a cama sempre tem grande importância. Principalmente o tamanho. Também procuro saber se há máquina de café, chaleira e frigobar disponíveis para os hóspedes no quarto. 



A qualidade de uma cama é primordial para que você escolha voltar a um hotel? Já teve alguma experiência tão positiva que resolveu voltar devido ao conforto do quarto?

Com certeza, dormir bem é uma das principais lembranças que podemos levar de um hotel. Quando penso em certos hotéis como Explora Atacama, Mandarin Oriental Paris, Four Seasons Buenos Aires e Six Senses Douro, a primeira coisa que me vem à mente é a cama que “me abraçou”. Quero voltar por mil outros motivos também, mas claro que se a cama não fosse boa, se eu tivesse dormido muito mal, talvez eu escolheria outras opções. Essas me marcaram pelo serviço, decoração, localização E TAMBÉM pela cama maravilhosa e confortável. 



Quais são as opções de personalização mais legais que você já teve à sua disposição em um hotel?

O que mais tenho visto ultimamente é o menu de travesseiros. Pessoas são diferentes e o conforto do travesseiro é muito relativo. Uns gostam de alto, baixo, de espuma, de plumas... No hotel que ficamos na Capadócia, na Turquia, o menu de travesseiros trazia 7 opções diferentes, além da explicação detalhada de cada um. 


Já vi também um questionário para você responder se preferia lençóis de algodão ou de seda e se preferia que a cama fosse arrumada com o edredom “preso” por baixo do colchão ou solto (sou do time do “solto”, sempre!!)



Você acha que o Turismo do Sono é uma tendência no pós pandemia?

Já existe essa movimentação de hotéis incluírem terapias para melhorar o sono de seus hóspedes há alguns anos, porém esse “serviço” ficou muito mais em evidência no “pós” pandemia. E vem se tornando até mesmo destaque dos menus de SPAs. 


O estilo “viajar freneticamente” e o lema “dormir eu durmo em casa” têm dado lugar ao “viajar para dormir mais, dormir melhor e descansar até a alma”. E com isso em mente,  têm surgido hotéis totalmente focados em wellness, como o Joali Being nas Maldivas e SONEVA (Maldivas e Tailândia) e terapias totalmente focadas na melhora do sono do hóspede (durante a estadia e DEPOIS, em casa). 


Em abril, vamos a um hotel em Seychelles, Six Senses Zil Pasyon, que oferece um programa de sono, com médico especializado que, junto a terapias, meditação, yoga e conselhos nutricionais, busca melhorar os padrões de sono, reestabelecer níveis de energia, desestressar e estabelecer uma rotina de sono saudável. O programa tem duração de 3, 5 ou 7 noites. 


https://www.sixsenses.com/en/resorts/zil-pasyon/wellness-spa/programs/sleep 


Outra tendência que vejo é cada vez mais hotéis de luxo vendendo os produtos exclusivos que fazem com que o sono de seus hóspedes seja maravilhoso. Como colchões, roupa de cama, travesseiros e fragrâncias. 


Ex: Mandarin Oriental

https://shopmo.com/en/c/bed-and-bedding 



Como você enxerga a diferença casa-hotel com relação ao sono? Você opta por locais em que tenha um colchão parecido ao seu?

Quando perguntei no instagram “qual a melhor cama que você dormiu”, 98% das respostas trouxeram o nome de algum HOTEL. Quase NINGUÉM respondeu “a minha cama”. Então eu insisto para que as pessoas invistam em sua cama, seu colchão, e assim tenham camas tão maravilhosas que comecem a ser mais exigentes com camas de hotel (para que sejam tão boas quanto a sua própria! Rs). Eu não busco por locais com colchões parecidos ao meu, mas geralmente elimino entre as opções de hospedagem um hotel com muitos reviews de “cama muito dura”, “que colchão horrível”, “que cama barulhenta” etc. Acho a qualidade do colchão e o tipo da roupa de cama essenciais.



O que você acha do serviço de turndown que alguns hotéis realizam?

O serviço de turndown é um “segundo serviço de arrumação de quarto” que alguns hotéis de luxo oferecem, realizado no período da noite (geralmente quando o hóspede sai, por exemplo, para jantar). É chamado também de “serviço de abertura de cama”. Valorizo muito esse serviço, pois é nesse momento que, além de “abrir a cama” (tirar colcha, almofadas, enfeites e deixar a cama preparada para a noite de sono) todas as cortinas são BEM fechadas (sem deixar frestas), a iluminação é ajustada de forma mais aconchegante, som agradável e, em alguns hotéis, é deixado também pantufa, água, algum mimo e até mesmo uma fragrância relaxante borrifada no travesseiro.